Saturday, October 25, 2008

Feirinhas e feirinhas, cultura viva no fim de semana


São Paulo vive todos os dias, mas é de sábado e de domingo que ela ferve. São pessoas para todos os lados, para os baladeiros de quando o dia ainda é claro, as feirinhas que acontecem na cidade são as melhores opções.

Feirinha da Praça Benedito Calixto: Com certeza a minha feirinha preferida de ser frenquentada, na Feirinha da Benedito Calixto a palavra chave é diversidade. Hippies, cults, roqueiros, jovens de todas as tribos circulam pela praça e suas dezenas de barracas, são barraquinhas com Vinis, Antiguidades, Livros, Artesanato, roupas e óculos de diferentes épocas, entre outras coisas. Até é possível comer um pastel ou um acarajé, escutando uma banda de chorinho ou um recital. Gente de todo jeito passa por lá, e os arrredores da praça são bem badaladas também. Os barzinhos que ficam cheios de pessoas tomando o meio da rua quando o espaço da calçada vai se apertando, lojas de decoração com as objetos únicos, roupas e mais artesanato em um super armazém, com adivinhe só mais barraquinhas. A Feirinha da Benedito Calixto acontece todo sábado das 9hs às 17hs.

Feirinha da Liberdade: Para quem gosta da cultura japonesa a feirinha da Liberdade é uma ótima opção. Apesar da feirinha em si, ter expositores com o artesanato de várias regiões, é impossível ignorar o fato de você estar na Liberdade, e pelo tanto de japoneses que você vai ver. Nas barracas de comida típica, pra quem não quer fugir muito da parte oriental, há um yakissoba delicioso. A Feirinha da Liberdade acontece todos os domingos das 8hs às 17hs.

Feirinha da Praça da República: Bem no coração do Centro de Sampa, a feirinha da Praça da República tem tanta diversidade quanto as pessoas que há frequenta, roupas, artesanato, pedras brasileiras, decoração. E pra quem fica até o finalzinho da feira é provável que consiga assistir a roda de capoeira da Praça da República. A ferinha acontece todos os sábados e domingos das 9hs às 17hs.

Feirinha de Antiguidade do MASP: A feirinha de Antiguidade do MASP, acontece todos os domingos das 10hs as 17hs, é uma feirinha mais voltada para pessoas interessadas em Antiguidades mesmo e por isso é bem pacata, e sempre acaba cedo. Mas como "a Paulista é sempre a Paulista", se você tiver curtindo o domingo por lá dê uma passadinha e dê uma olhada na exposição das peças. O legal também de ir a Av. Paulista é o fato de que andando pela Paulista você sempre encontra algum hippie ou pessoa, vendendo artesanato ou alguma outra coisa que você dê uma paradinha pra olhar.







.:VAI DE METRÔ:.

Pça Benedito Calixto: A Praça Benedito Calixto fica entre as Ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde, o jeito mais fácil é descer na estação Clínicas (linha 2 - verde) e descer a Teodoro Sampaio, no caminho, pra quem gosta, existem várias lojas de instrumentos musicais.

Feirinha da Liberdade: Dessa não tem como se perder, a feirinha acontece bem na Pça da Liberdade e a saída do metrô é no meio da praça, é só descer na estação Liberdade (linha 1 - azul).

Pça da República - Outra que não tem como errar é a Praça da República, só descer na estação República (linha 3 - verde).

Feirinha de Antiguidade do MASP: A estação mais próxima é a Trianon- Masp (linha 2 - verde) mas quem quiser andar um pouco antes de chegar lá podem descer na estação Consolação ou Brigadeiro (linha 2 - verde).

.:SITES OFICIAIS:.

Feirinha Benedito Calixto>

Feirinha da Liberdade>

Feirinha da República>

Fotos por: Dani Romeu

No comments: