Sunday, August 21, 2011

Domingo frio com a Rainha

Quem mora em São Paulo, como eu vai me entender quando eu digo "Que frioooooo!!!".  De 31 graus no meio da semana para míseros 7 graus hoje, vamos combinar a diferença é de eu me sentir uma boneco de neve. Mas como não podemos ter tudo ( meu mais recente mantra na vida), esses dias congelantes me deixam inspiradas a não fazer absolutamente nada e mergulhar na minha coleção de dvds que eu tanto amo.

E eis que preparei o coberto, a pipoca e o filme escolhido foi Marie Antoinette com a Kristen Dunst e com direção da Sofia Copolla (it diretora). O filme conta (obviamente) a história de Marie Antoinette pré Revolução Francesa, quando ainda uma menina de 14 anos se mudou para a França para virar a Rainha da França e casar com o então delfim e em seguida o Rei Louis XVI. A Sofia além de mostrar o lado da corte francesa cheia de pompa e fofocas, mostra o lado fútil mas também humano dessa rainha que é comentada até hoje pela frase "Se não tem pão, que comam brioches", enquanto o povo francês passava fome. Não é por menos que o fim de Marie foi encontrar a "Madame La Guillotine".


 
Obviamente essa escolha de filme foi influênciada pela minhas aulas de História das Relações Internacionais, não tem como negar, mas eu sempre amei história e quando eu fui pra Versailles obviamente fui visitar o Petit Trianon, aonde é o refúgio de Marie Antoinette como a sua vila particular, construída especialmente para que ela pudesse fugir da sua vida na corte e ter uma vida "simples". Lá eu me senti a própria Marie Antonieta e só faltou eu sair correndo com as ovelhinhas! Mas daí, pra quem gosta de história, gosta de uma interpretação (da it Sofia) incrívelmente bem apresentada, adora a pompa e vestidos incríveis, já que a a Marie Antoinette foi uma fashionista de seu tempo. Aí vai a sugestão para esse dia de tão frio.


foto 3 por Dani Romeu - Petit Trianon Versailles

No comments: